quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval de doutrina espírita

 

Patrícia Drummond / 21 de fevereiro de 2012 (terça-feira) / Fonte: O Popular (22/02/2012)
Foto: Mantovani Fernandes

Carnaval de doutrina espírita

Médium Divaldo Franco encerra, com seminário, 28º Congresso Estadual. 4,5 mil participaram do evento


Reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade, além de divulgador número um da Doutrina Espírita por todo o mundo, o baiano Divaldo Franco encerrou ontem, com o Seminário Transição Planetária, o 28º Congresso Espírita do Estado de Goiás. O encontro ocorreu durante os quatro dias de carnaval, com a programação principal sendo realizada no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.

Segundo a organização do evento, o número de inscrições, nesta edição do Congresso, superou as expectativas: foram cerca de 4,5 mil participantes, entre adultos (3,4 mil), jovens (700) e crianças (400). As atividades foram programadas, em locais diferentes, para os três públicos. Além do Centro de Convenções, o encontro teve como sede o Colégio Santo Agostinho, onde foi realizado o Congresso Juventude, e o Lar Francisca de Lima, que recebeu o Congresso Infância.

Sob o tema Transição Planetária e os Novos Tempos, enquanto os adultos assistiram a palestras, as crianças foram inseridas na temática por meio de oficinas de arte, peças teatrais e brincadeiras. Os jovens, participaram de práticas assistenciais.

Todos os anos, para promover o evento, a Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego) conta com parceiros que ajudam com a confecção de camisetas e com a locação de veículos, como ônibus e vans. Em 2012, a Feego recebeu o apoio do poder público estadual, que disponibilizou o espaço do Centro de Convenções. O dinheiro das inscrições, conforme explica a assessoria de imprensa do 28º Congresso Espírita, é empregado para cobrir as despesas do evento e investido nas obras assistenciais da Federação ao longo do ano.

Durante o carnaval, não foram apenas os espíritas que se reuniram em torno de sua doutrina. Segmentos religiosos das Igrejas Católica e Evangélica também aproveitaram os quatro dias de feriado para promover eventos. A Renovação Carismática Católica, por exemplo, realizou o seu 20º Rebanhão, em cinco locais da região metropolitana. No Ginásio Goiânia Arena, ocorreu a 49ª União da Mocidade de Assembleias de Deus do Estado de Goiás. A Igreja Videira, por sua vez, promoveu a Holy Fest 2012, enquanto a Igreja Fonte da Vida comandou o evento Apaixonados 2012.