segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Prece - Alimento do Espírito




"E quando orardes, não imiteis os hipócritas que costumam exibir-se, orando em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens; em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Mas, quando orardes, entrai em vosso quarto e, fechada a porta, orai a vosso pai em segredo; e vosso pai, que vê o que se passa em segredo, vos recompensará. E quando orardes não faleis muito, como fazem os gentios que pensam que é pelo muito falar que serão ouvidos. Não vos torneis, pois, semelhantes a eles; porque vosso pai sabe o que vos é necessário, antes mesmo que lho peças."  ( Mateus cap. 6 Vers. 5 a 8 )
"Por isso vos digo: tudo o que pedirdes, orando, crede que o haveis de obter e ser-vos-á dado. Mas, quando vos puderdes em oração, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-la, para que também vosso pai, que está nos céus, vos perdoe vosso pecados. Pois, se vós não perdoardes, também, vosso pai, que está nos céus, não perdoará vossos pecados."  ( Marcos Cap. 11 Vers. 24 a 26 )
"E propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos como se fossem justos, e desprezavam os outros. Subiram dois homens ao templo para orar; um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, posto em pé orava em seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como esta publicano. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de tudo o que possuo. O publicano, porém, mantendo-se a distância, não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no seu peito dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim pecador. Digo-vos que estou justificado para a sua casa, e não o outro, porque todo o que se exalta será rebaixado e todo o que se humilha será exaltado." ( Lucas cap. 18 vers. 9 a 14 )
As qualidades da prece foram, assim, distintamente definidas por Jesus, quando nos recomendou que, ao orarmos, não procurássemos nos exibir, mas que fizéssemos isso em segredo, com humildade, simplicidade e sem muitas palavras porque não é pelo muito falarmos que seremos ouvidos, mas pela sinceridade com que fizermos a prece. Se tivermos algum ressentimento contra alguém, devemos perdoá-lo antes de orarmos, porque somente será agradável a Deus a prece dita com fé, com fervor e sinceridade, plena de caridade com o próximo. Na prece devemos tomas atitude humilde como a do publicano e não orgulhosa como a do fariseu. 
A fé na vida do homem é como um cantil na vida do viajante do deserto. Na grande viajem de travessia do deserto mortal o viajante Beduíno encontra consolo e fortificação em seu cantil que contém a água abençoada e preciosa. Assim também é a água que refresca nosso espírito nos mantendo no caminho, na travessia do grande deserto das dificuldades da vida encarnada. É o contato mais próximo com Deus, uma verdadeira conversa com nosso Pai amoroso, que está sempre disposto a nos ouvir e a nos amparar, desde que o procuremos com fé, respeito, sinceridade, humildade, livre de qualquer sentimento de vingança ou ódio.
A prece tem um efeito muito maior do que nós podemos imaginar, todo pensamento irradia um campo magnético correspondente, quando temos pensamentos de ódio ou rancor, a nosso psicosfera se modifica, tornando-se negra e atraindo toda sorte de vibrações negativas e entidades sofredoras, mas quando oramos com fé uma verdadeira revolução vibratória se faz sentir, não só nós mas todo o ambiente se encho com poderoso fluido positivo que impregna a todos que ali se encontram, destruindo os miasmas e acalmando a todos. Isto acontece porque estas vibrações vem de Deus como um recompensa a nossa submissão e nossa fé. É a água do cantil que se faz presente.
É necessário que nós criemos o hábito da oração, pelo menos duas vezes ao dia. Ao acordar e ao deitar, para que sempre possamos estar em contato com os bons espíritos, nos fortalecendo para o dia a dia, agradecendo a Deus a benção da vida. Para orar não é necessário uma prece decorada, pelo contrário, devemos orar com consciência do que estamos dizendo, estabelecendo um verdadeiro diálogo com Deus. As preces ditas decoradas não tem efeito algum, alguma pessoas rezam o Pai nosso, por exemplo, e nem sabem o que estão dizendo, não sabem nem o que significam aquelas palavras.