terça-feira, 10 de novembro de 2015

MÃES ADMIRÁVEIS


         Inúmeras vezes presenciamos o Chico enaltecer as mães. Sua veneração por elas era enorme e dizia:

— Deus envia esses anjos para que a Terra, com certeza, um dia, conquiste a tão almejada paz.

Nos idos anos de 1968, uma moça, demonstrando profunda tristeza, procurou Chico Xavier expondo-lhe seu problema: solteira, estava grávida. Seus pais a recriminavam. Queriam que ela abortasse ou se retirasse do lar, expulsando-a.
Após ouvir aquela jovem em lágrimas, Chico, apiedado, falou:

— Eu não posso compreender tanta discriminação e falta de amor por parte das pessoas. Eu acho que nesses casos, essas mães que honram a maternidade sem terem o apoio dos companheiros, que na grande maioria "dão no pé" e, muitas vezes, os próprios familiares não as amparam, são, para mim, mães admiráveis.

Ouvindo o Chico, demonstrando alegria, aquela mãe modificou-se por completo.
E o Chico voltou a falar:

— Vou dizer uma coisa para você, minha filha...

O generoso amigo, segurando suas mãos com carinho, arrematou:

— Eu admiro tanto essas mães, que se todas elas quisessem, poderiam registrar seus filhos em meu nome, como sendo o pai de todos eles. Eu os receberia com imenso amor...

Sorrindo, irradiando uma onda de paz, emoção e respeito, complementou:

— Serei o maior "marajá" do mundo!

Aquela jovem mãe, refeita, com os olhos lacrimosos, mas irradiando bela luz, beijou-o ternamente na face e nas mãos. Retirou-se feliz da vida.
Refletindo nas lutas daquelas mães, nos lembramos dos versos da benfeitora espiritual Irene de Souza Pinto:

"Mãe na dor!... Bendita seja!...
Escrava de toda hora,
Honra as lágrimas que chora,
Nas dores por onde vai!...
Sem esposo que a proteja,
Sem arrimo, sem tutela,
Em Deus que sofre com ela
Encontra a Bênção de Pai."(1)


Hoje, dia das mães, 11 de maio de 2008, relembrando aquele acontecimento tão emocionante, lembramos também que o inolvidável benfeitor jamais dizia "mãe solteira". E quando se referia aos filhos, anotava: filhos de pais ausentes.

(1) Livro Mãe, lição "Mãe Sozinha", psicografia de Francisco Cândido Xavier, O CLARIM.

Do Livro "Valiosos ensinamentos com Chico Xavier" - Cezar Carneiro de Souza
Capítulo " MÃES ADMIRÁVEIS "